Profissionais do Hospital Monsenhor Alfredo Pinto Damaso passaram por capacitação no final do mês de Março.

Nos dias 28 e 29/03 /23 Todos os enfermeiros do Hospital Monsenhor Alfredo Damaso realizaram uma capacitação para aprimorarem suas habilidades de avaliação
grau de urgência e classificação de risco.

A classificação de risco é um dos métodos mais utilizados no mundo preconizado pelo Ministério da saúde que permite a identificação da prioridade clínica e a definição do tempo alvo recomendado até a avaliação médica caso a caso. É baseado em categorias de sinais e sintomas que serão selecionados a partir da situação/queixa apresentada pelo paciente. Os pacientes são melhor atendidos visando a Priorização no atendimento dos serviços de urgência e emergência.

É aplicado em 100% dos pacientes para avaliar e priorizar a gravidade dos casos. São cinco prioridades clínicas, sendo o vermelho mais grave e o azul menos grave. Entre os objetivos do sistema de Manchester está identificar rapidamente pacientes em risco de morte e a prioridade clínica de forma objetiva e sistematizada.

1) EMERGÊNCIA (vermelho) - necessitam de atendimento imediato. 2) MUITO URGENTE (laranja) - necessitam de atendimento praticamente imediato. 3) URGENTE (amarelo) - necessitam de atendimento rápido, mas podem aguardar. 4) POUCO URGENTE (verde) - podem aguardar atendimento ou serem encaminhados a outros serviços de saúde. 5) NÃO URGENTE (azul) - podem aguardar atendimento ou serem encaminhados a outros serviços de saúde.

Quando o paciente chega ao hospital, passa pela recepção, segue para a triagem, onde o enfermeiro classificador irá verificar os sinais vitais, ouvir a queixa clínica do paciente e classificar o paciente para atendimento médico.

Ex: Uma pessoa que chegar com suspeita de infarto agudo do miocárdio (IAM) ou qualquer sintoma que esteja colocando o paciente em risco de morte, será triado em vermelho e vai direto  para sala vermelha para atendido imediato. 

A Classificação de Risco tem como objetivo a priorização da vida.

A capacitação foi aplicada pelo Enfermeiro emergencista, Jaudeano Santos de Matos, com o objetivo de esclarecer possíveis dúvidas dos profissionais, buscando assim cada vez mais a melhoria do atendimento votado para os usuários do município de Bom Conselho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário