Cartório Eleitoral é notificado para Retotalizar Votos e Diplomar novos Vereadores em Garanhuns.


Blog do Carlos Eugênio - O Cartório da 56ª Zona Eleitoral de Garanhuns foi comunicado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) nessa sexta-feira, dia 26, quanto a publicação do Acórdão tornando nulos os votos conferidos ao partido PSD e aos seus candidatos a Vereador, eleitos e suplentes, nas eleições proporcionais de 2020, em Garanhuns. A decisão veio após o TRE-PE julgar, por unanimidade, que houve fraude à cota de gênero nas últimas Eleições Municipais.

Diante da notificação, o Cartório Eleitoral vai proceder a retotalização dos votos para chegar ao novo cálculo do quociente eleitoral, reajustando a distribuição das vagas na Câmara de Vereadores do Município e dando posse aos novos Parlamentares Municipais, que substituirão os vereadores Matheus Martins e de Erivan Pita (ambos do PSD), caso não consigam liminar junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para seguir nos mandatos até o julgamento na Corte Máxima Eleitoral.

Ainda segundo Coutinho, com os relatórios de Sistema atualizados, serão conhecidos os dois candidatos a serem empossados como Vereador de Garanhuns nas vagas abertas com a nulidade dos votos PSD, e consequente cassação dos mandatos de Matheus Martins e de Erivan Pita. “A diplomação dos novos Vereadores deve acontecer na sexta-feira, dia 2, ou na segunda, dia 5.

Esse fato será comunicado à Câmara de Vereadores, que deve proceder a posse nos novos Vereadores”, complementou Valter Coutinho. Caso os prazos estimados pelo Cartório da 56ª Zona Eleitoral se confirmem, a posse dos novos Parlamentares na Câmara de Garanhuns deve ocorrer até o próximo dia 9.

THIAGO PAES, MAGDA ALVES E BRUNO DOS SANTOS – O julgamento dos processos referente aos vereadores Thiago Paes (PL), Magda Alves (PP) e Bruno dos Santos (sem partido), que tiveram pedidos de vistas, ainda não tem data para voltar a ser apreciados pelo TRE-PE. Apesar de não terem cometido nenhuma irregularidade, os três Parlamentares também estão sendo julgados por problemas relacionados a suposta prática de fraude à cota de gênero pelos partidos Democratas; PP e PSL, aos quais os Vereadores foram eleitos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário