Mais de 1 milhão de mesários devem ajudar no 1º turno das eleições 2020


Ao menos 1,6 milhão de mesários devem trabalhar no 1º turno destas eleições. A estimativa do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) considera a norma que determina, no mínimo, quatro mesários por seção eleitoral. No total, há 401.364 seções eleitorais no Brasil. Além disso, há também 406 locais específicos para justificativa de voto, onde devem ajudar quatro mesários cada. O total estimado, portanto, é de 1.607.080 mesários.


Neste ano, em razão da pandemia da Covid-19, os mesários foram convocados por e-mail ou por mensagem no WhatsApp. A mensagem continha uma senha que devia ser inserida no site do TRE e que confirmava a participação do mesário. Quando não houve resposta, a Justiça Eleitoral enviou uma carta a quem foi convocado ou se voluntariou para a função.

Para ser mesário, o eleitor precisa completar 18 anos até o 1º turno das eleições e tem de estar em dia com a Justiça Federal. Candidatos e os respectivos parentes não podem ser mesários. Os Tribunais Regionais Eleitorais estimulam que os eleitores se voluntariem para a atividade pelo programa "Mesário Voluntário".
Este ano a eleição começa mais cedo,(às 7h, e não às 8h), os mesários devem chegar ainda mais cedo ao local da votação e os eleitores com 60 anos ou mais têm horário preferencial para votar: das 7h às 10h.

Todos os mesários recebem ainda, no dia da eleição, um auxílio-alimentação por turno trabalhado. O valor varia de acordo com o estado, mas não pode ultrapassar o teto de R$ 40.

Veja outros benefícios em ser mesário:

• Dois dias de folga para cada dia trabalhado como mesário;

• Dois dias de folga para cada dia de treinamento oferecido pela Justiça Eleitoral;

• Certificado dos serviços prestados à Justiça Eleitoral;

• Auxílio-alimentação de até R$ 40;

• Preferência no desempate em concursos públicos (desde que previsto em edital);

• Utilização das horas trabalhadas nas eleições como atividade curricular complementar em algumas universidades.


Fonte:  G1 

Nenhum comentário:

Postar um comentário